Escoteiros da Paraíba participam de ação no Dia Internacional de Limpeza de Prais e Rios


Escoteiros do distrito do Litoral participaram de uma ação em alusão ao “Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios” no dia 20 de setembro, no busto de Tamandaré. A intervenção é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, intitulada “João Pessoa Sustentável”, integrando a Emlur, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

Na ocasião os escoteiros se juntaram com outros voluntários para recolher resíduos deixados na faixa de areia no trecho que vai da divisa da praia de Tambaú até o acesso a Avenida Beira Rio, na Praia do Cabo Branco. Os jovens encheram vários sacos com o lixo que é normalmente deixado pelos banhistas todos os dias. Todo o material recolhido foi deixado durante o dia para exposição no local de concentração, servindo para mostrar a população um exemplo da quantidade de lixo que é retirado todos os dias pelos agentes de limpeza da Emlur.

Confira algumas fotos da ação:

Seguindo o tema anual Escotismo e Desenvolvimento Sustentável, foi instituída pela Diretoria Executiva Nacional, por meio da Resolução 001/2017, a Insígnia Mares Limpos, que tem como objetivo incentivar os lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros a reduzirem o consumo de plásticos por meio do “Desafio Menos 1 Lixo/Mares Limpos”. Para conquistar a Insígnia cada membro juvenil avaliará os tipos de plástico descartáveis que costuma utilizar no seu dia-a-dia (canudos, sacolas, copos, garrafas PET, por exemplo) e se comprometerá a reduzir o uso de um tipo durante o período de 10 semanas, tendo que reportar ao Chefe da Seção, a cada reunião de Seção, quantos itens utilizou durante a semana, mantendo um registro do seu controle de consumo.
Fica ligado que o período de realização do desafio é deve ser de 30 de setembro a 9 de dezembro de 2017!

Saiba mais sobra a Insígnia Mares Limpos no site dos Escoteiros do Brasil clicando aqui.

Via: Prefeitura Municipal de João Pessoa